Ameaça pelos USBs

A tecnologia nos proporciona diversos meios para tornar possível o armazenamento de informações. Um dos meios mais clássicos e práticos para isso, são os dispositivos de mídia USB, que mesmo com a existência do armazenamento em nuvem se tornando cada vez mais comum, esse modo convencional não deixou de ter uma grande presença na vida das pessoas.
Por ele ser tão versátil e simples, ele acaba se tornando uma ameaça quando o assunto é segurança cibernética nas indústrias. Para confirmar essa afirmação e verificar o tamanho dessa ameaça nas empresas, a Honeywell fez um monitoramento em 50 plantas industriais em indústrias de petróleo e gás, energia, química, entre outras, em que pôde verificar e capturar alguns tipos de perigos cibernéticos por meio da nova e primeira solução industrial de segurança cibernética da Honeywell, a Secure Media Exchange (SMX).
Neste monitoramento realizado foi possível averiguar que em 44% dos casos, foram detectados e bloqueados pelo menos um problema, o que confirma a real ameaça que os USBs apresentam para as empresas e seus sistemas, afim de roubar dados e espalhar malwares. Das ameaças encontradas, 26% delas não se tratam de simples ataques e sim grandes perigos para as operações das plantas industriais avaliadas, a ponto de ocasionar uma interrupção de serviço com perda de controle sobre a mesma. Além disso, foi possível detectar os tipos de vírus encontrados, e a maioria deles, são muito conhecidos, como Stuxnet, Mirai, Triton e WannaCry, worms antigos na tentativa invadirem instalações industriais por meio de dispositivos de armazenamento removíveis em alta densidade.
Como podemos ver, esse monitoramento nos mostrou um pouco do que a solução Secure Media Exchange (SMX) é capaz de verificar. Esse equipamento de segurança cibernética da Honeywell reduz expressivamente os riscos de ameaças por meio de monitoramento, registro e proteção em relação ao uso de mídia removível em todas as instalações da indústria em questão. Ele também está equipado com Inteligência avançada contra ameaças baseadas em Nuvem, o que proporciona maior efetividade na captura de supostas invasões.
Além disso, a SMX possui:

Melhor visibilidade do uso de USB e da atividade de ameaças:

A SMX proporciona aos operadores da planta um controle e visibilidade a fim de identificar os USBs conectados e realizar a verificação de possíveis perigos a indústria.

Capacidade de gerenciamento e geração de relatórios:

A partir dos dados analisados referente ao uso de dispositivos móveis USB, são gerados relatórios para proporcionar maior facilidade na hora da análise de informações e verificação de possíveis ameaças.

Atualizações de segurança contínuas gerenciadas e mantidas pela Honeywell

O Secure Media Exchange concede os mais avançados recursos para a detecção de ameaças e por meio dele, a Honeywell fornece atualizações de pesquisa de ameaças independentes do fornecedor e fecha com segurança as falhas de segurança.

A importância da SMX

A segurança cibernética é um ponto em que todas as empresas necessitam concentrar sua atenção em dobro, a fim de garantir ao máximo a segurança de suas operações, seus dados e sistemas. A Honeywell, pensando nisso, projetou a Secure Media Exchange, um equipamento criado para promover esse tipo de segurança e garantir maior integridade contra possíveis ataques e devida proteção contra ameaças avançadas por USB e ataques baseados em firmware. Além disso, por meio da sua programação pensada em defender o sistema da indústria, a SMX possibilita com que a empresa esteja preparada para lidar com um possível ataque e tome as devidas precauções de modo mais assertivo, atuando diretamente no problema detectado.